Veja 10 dicas para planejar os armários e fazer o espaço render
- Vinicius Macedo
- 25 de mar. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 16 de abr. de 2019
1 – Aproveite os espaços verticais
Planeje armários que ocupem toda a altura das paredes. Aproveite os módulos superiores para guardar utensílios e objetos menos usados no dia a dia.
2 – Puxadores quase invisíveis
Puxadores embutidos são ideais para ambientes estreitos. Seu marceneiro pode dar ideias bacanas, que vão de perfis de alumínio a reentrâncias desenhadas na porta e abertura sob pressão.
3 – Cor clara
O tom dos armários pode favorecer a sensação de amplitude dos ambientes. Arquitetos indicam base clara para apartamentos pequenos. Vale criar contrastes com detalhes em cores fortes, como prateleiras ou um par de portas.
4 – Portas de correr
Deslizantes ou do tipo camarão, em armários ou separando ambientes, conferem leveza e ocupam menos espaço do que as portas convencionais. Caso tenha dúvidas sobre quais são as possíveis ferragens, baixe o Guia rápido: Bê-a-bá das ferragens.
5 – Espelho
É um truque sempre válido para áreas pequenas. E o visual fica lindo. Espelhos contribuem para ideia de amplitude e luminosidade. Experimente usá-los em uma ou mais portas de armários.
6 – Na sala
A marcenaria pode também camuflar ou servir de encaixe perfeito (poupa um bom espaço!) para móveis multiuso, como uma mesa dobrável ou banquetas. Se ainda tem dúvida, dos trabalhos que executa um marceneiro, confira em nosso Guia rápido: Marceneiro, Carpinteiro ou Serralheiro.
7 – No quarto
Além de armários que ocupam todo o pé-direito, módulos que emolduram a janela e a cama tiram proveito de cada centímetro.
8 – Na cozinha
Meça com exatidão todos os eletrodomésticos que pretende instalar para o marceneiro prever o espaço adequado a cada um. Toda o espaço possível será bem explorado!
9 – No banheiro
Ainda que a bancada tenha tamanho reduzido, utilize a parte inferior com bons gabinetes ou prateleiras. No espaço superior, o marceneiro pode fazer um espelho com armário por trás (o nicho pode ou não ser cavado na alvenaria).
10 – Armários em níveis diferentes
Falamos de espaços pequenos e bem resolvidos, certo? Em um miniduplex ou um sobradinho, até o espaço sob a escada vira um ótimo armário!
Comentarios