top of page
Buscar
Foto do escritorVinicius Macedo

MDF ou MDP Qual é melhor para seus móveis planejados?

Atualizado: 6 de mai. de 2019








EXEMPLO DE MDF E MDP.


MDF ou MDP Qual é melhor para seus móveis planejados?

Primeiro vamos identificar os mitos

MITOS:

MDF é impermeável por isso é indicado para banheiro e cozinha.

MDP não resiste umidade.

MDP é igual Aglomerado.

O MDF (Medium Density Fiberboard)


é fabricado através da aglutinação de fibras de madeira com resinas sintéticas e outros aditivos, assim as fibras de madeira são coladas umas as outras com resina e fixadas através de calor e pressão. O MDF foi fabricado pela primeira vez no início dos anos 60 nos Estados Unidos. Em meados da década de 70, chegou à Europa e no Brasil, na década de 90. A homogeneidade do MDF proporcionada pela distribuição uniforme das fibras possibilita um excelente acabamento do tipo envernizado ou pinturas em geral especialmete quando se trata de pintura nos topos.

O MDF e MDP o são produzidos através de idênticos processos de fabricação e tecnologia,exceto quanto à produção de partículas no MDP e fibras no MDF. Vantagem: suas fibras possibilitam trabalhos de usinagem muito precisos, como: perfis, rebaixos, usinagens em baixo relevo, furos, possibilitando uma ampla gama de acabamentos. Desvantagem: apresenta grande resistência quanto à ruptura, porém sua estrutura de fibras acaba por comprometer a sua rigidez tornando-o um material com maior elasticidade, ou seja, maior probabilidade de flexão.

O MDP (Medium Density Particleboard) é um painel de partículas de média densidade, representa uma evolução do “aglomerado convencional”. É o resultado do uso intensivo da tecnologia das prensas contínuas, modernos classificadores de partículas, aliados à utilização de resinas de última geração e madeira de florestamento, principalmente pinus e eucalipto. Por isso, o MDP é uma nova geração de Painéis de Média Densidade. Possui características superiores e totalmente distintas dos painéis de madeira aglomerada convencionais. O MDP e o Aglomerado apesar de serem materiais bem semelhantes, pois são chapas de madeira formada por partículas, são materiais com características e desempenhos diferentes. Uma das principais características é o processo de fabricação onde para o convencional aglomerado o processo era por prensa cíclica e para o MDP o processo é por prensa contínua como o usado no processo de fabricação do MDF hoje. (NONDILLO, 2011). Outra característica fundamental é a formação das camadas, onde a camada central possui partículas de maior granulometria que dão estrutura à chapa, e com camadas externas, superior e inferior, formadas por partículas bem menores selecionadas granulometricamente que lhe dão um grau menor de porosidade possibilitando um melhor acabamento resultando em melhores desempenhos quanto a sua resistência estrutural. É por isso que a estrutura das partículas do MDP o tornam um material mais rígido e resistente. Vantagem: sua compactação das partículas nas camadas proporciona ao material um excelente perfil de densidade, tornando o material mais rígido, estável e mais resistente aoempenamento. Desvantagem: devido a sua formação de camadas distribuídas pela granulometria de suas partículas, não é recomendado para processos com usinagens de perfis nos topos e nas faces.

É importante lembrar que o uso do MDP é mundialmente utilizado na fabricação de móveis residenciais de linhas retas e formas orgânicas, como portas, laterais, prateleiras, divisórias, tampos retos ou pós-formados, laterais e frentes de gavetas retas, enfim, em partes verticais e horizontais do móvel, sem restrições de uso.

Quanto ao seu uso, grande parte de sua comercialização destina-se as empresas de grande porte que aprenderam a usar estes materiais sozinhos ou combinados com outros painéis. Os móveis planejados são aqueles fabricados de acordo com o ambiente de uso. Um móvel planejado pode ser modulado, composto por módulos padronizados mas que permitem alterações limitadas, ou sob medida, que são móveis oriundos de projetos especiais, exclusivos e que se destinam a um ambiente específico.

Atualmente um móvel planejado feito de MDP será mais econômico e mais competitivo quemóveis planejados feitos com outras matérias-primas similares, como o MDF por exemplo,apresentando uma melhor relação custo/benefício, pois seu preço de venda no mercado é menor e seu desempenho atende muito bem as necessidades e exigências estruturais de resistência de um produto pronto. Essa diferença entre o custo de cada produto deve-se ao consumo de madeira para a fabricação (onde para o MDP apresenta-se menor que na fabricação do MDF) e ao tempo necessário para a fabricação de cada produto. O MDP é, segundo a norma NBR 14810-1 (ABNT, 2006), produto em forma de painel, constituído por partículas de madeira aglomeradas com resinas naturais ou sintéticas, termofixas, sob pressão e calor. A geometria das partículas e sua homogeneidade, os tipos de adesivos, a densidade e os processos de fabricação podem ser modificados para produzir produtos adequados aos usos finais específicos. Durante o processo de fabricação,podem ser ainda incorporados aditivos para prover painéis com características especiais.


O MDF e o MDP podem ser combinados num mesmo produto, utilizando-se das suas particulares para cada exigência: • O MDP é um excelente material para fabricação de estrutura de móveis. • O MDF é um excelente material para fabricação de peças que necessitem usinagens de perfis e de rebaixos. • O MDP possui características físicas que reduzem as possibilidades de empenamento. • O MDF possui excelentes qualidades de acabamento de topo. Para fixação de painéis de MDP em móveis planejados, utilizam-se os mesmos parafusos que os usados para MDF (tipo Fix). São parafusos de haste reta, rosca soberba e com maior espaçamento entre filetes, que asseguram fixação adequada ao produto. Antes de colocar o parafuso deve-se fazer pré-furação com diâmetro igual ao do corpo do parafuso. Preferencialmente fazer fixação nas faces.Quando a fixação for feita no topo,guardar uma distância mínima de 50 mm do canto da peça.

Diante das várias características físicas e mecânicas de cada painel, pode-se dizer que Não existe painel melhor ou pior para a fabricação de móveis planejados , mas sim, diferenças técnicas que acabam determinando, limitando ou expandido as possibilidades de aplicação, dependendo do uso que cada indústria necessita aplicar ou transferir ao produto.


O desconhecimento das características técnicas do painel MDP acaba limitando a expansão e as possibilidades de aplicação do painel no mercado, além disso, a sua semelhança com o antigo aglomerado fez com que sua imagem ficasse desacreditada pela má utilização do produto no passado e pelas próprias características técnicas do antigo aglomerado. 📷


Como EU Trabalho:

Aqui nos usamos diferentes de revestimento para as madeiras,  que são PET,Pintura  também chamado lacca,cristalo porem de todos esse o que mais vendemos é o BP ( baixa pressão,pois é resistente  e não deixa penetrar agua na no MDP ou MDF a não ser que “encharque”.

Ambos materiais são excelente para moveis residenciais em linha reta porem o MDP é melhor para acabamentos artesanais,pinturas, em geral. Ja o MDP é melhor para portas,prateleiras e caixas (não que o oMDF também não seja) porem o MDP apresenta difícil empenamento e também é mais leve.

Em relação a preço o MDP   tende ser mais barato por usar menos madeira em sua composição porem se comparamos um MDF revestido DE bp BRANCa E UM MDP revestido de BP madeirado MDP fica mais caro pois  o revestimento neste caso altera o valor consideravelmente,porem isso varia de acrodo com  a  industria.

Clique no link a baixo  para ler o material completo:





FONTES:

SERVIÇO BRASILEIRO DE REPOSTAS TÉCNICAS. Diferença entre MDF e MDP. Resposta elaborada por: Sérgio Vallejo. São Paulo:USP/DT. (Código da Resposta: 13657). Copyright © Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas – SBRT – http://www.respostatecnica.org.br ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14810-1 Chapas de madeira aglomerada: Parte 1: Terminologia. Rio de Janeiro, 2006. 5 p. NONDILLO, Gemile; BERNARDI, Renato. Fabricante de móveis personalizados. Porto Alegre: SENAI-RS, 2011. 60 p. Elaborado por Luana Bombassaro – Tecnólogo em produção moveleira Ricardo Dal Piva – Tecnólogo em produção moveleira Nome da Instituição respondente SENAI-RS / Centro Tecnológico do Mobiliário – CETEMO Data de finalização 18 mar. 2011

46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page