9 dicas infalíveis para diminuir os gastos com a marcenaria sem comprometer a qualidade dos seus móv
- Vinicius Macedo
- 28 de jun. de 2019
- 2 min de leitura
Móvel sob medida mais barato
9 dicas infalíveis para diminuir os gastos com a marcenaria sem comprometer a qualidade dos seus móveis
1 – Para economizar nos gastos é preciso não economizar nas palavras. Faça um briefing preciso do que você realmente necessita ao marceneiro. Estimar as reais quantidades e tamanhos influencia diretamente no custo do projeto.
2 – Um bom design, além da estética, avalia a real necessidade de itens que encarecem o projeto e preza pelo não desperdício de materiais.
3 – Optar por uma chapa de espessura mais fina, de 18 por uma de 15 mm, por exemplo, pode gerar uma economia de cerca 10%, não mais porque a mão-de-obra permanece a mesma. Mas, fique atento porque esta decisão nem sempre é somente estética, pode ser estrutural. O seu marceneiro pode orientar onde é possível fazer esta troca sem comprometer o móvel.
4 – É possível reduzir custos trabalhando as caixarias em MDP, material cujas propriedades são tão boas quanto as do MDF. Mantem-se a qualidade e ganha-se no preço. Neste caso, não utilizar portas de giro no MDP (as tradicionais e também chamadas portas de abrir).
5 – O projeto pode custar o dobro por conta das ferragens escolhidas. O ideal é pedir um orçamento separado das mesmas para que você tenha ideia do quanto elas representam no custo total. São o que, no carro, chamamos de opcionais. Pode-se dizer que elas são um investimento, uma garantia da longevidade do seu móvel.
6 – Atualmente, vale a pena usar amortecedores nas portas porque há marcas com excelente custo-benefício. Já o amortecimento das gavetas tem um impacto considerável no preço final. Esta avaliação do que realmente vale a pena com relação ao valor é que deve ser analisada. Defina o que realmente é importante para você.
7 – Gavetas são itens caros na marcenaria, aliás, os mais caros. Evite-as ao máximo. Avalie quando elas podem ser substituídas por nichos ou prateleiras, por exemplo.
8 – Há puxadores de todos os preços, portanto é possível encontrar modelos que sejam mais baratos até do que optar por uma cava na própria marcenaria. Porém, a cava oferece um design mais leve e limpo.
9 – O acabamento mais caro que existe é a laqueação ou pintura PU, muito utilizada nos projetos de alto padrão. Uma alternativa a ela são as chapas de MDF com cores próprias.
Agora que você aprendeu como economizar no seu móvel sob medida,
Por Léo Sob Medidas